21 novembro 2014
Categorias:
Sem categoria
Comentários: 1

Porque você deve converter as fontes em curvas

 

Fontes diferentes podem enriquecer e valorizar a arte do seu projeto. Mas para evitar problemas com fontes nas impressões digitais e offset, é importante saber um pouco mais sobre arquivos, as fontes e arte-final.

As fontes são arquivos .TTF e .OTF que devem estar instaladas no seu sistema operacional para serem reconhecidas nos programas de edição gráfica. Portanto, sempre que você baixar uma fonte diferente em um site da internet, é necessário instalar. Você pode usar um gerenciador de fonte, como o Bit Stream Font Navegator, ou instalar diretamente no sistema operacional.

Quando a mesma arte é aberta em um outro computador, a fonte escolhida pode não estar instalada nessa máquina, o programa usado fica sem as informações necessárias para edição correta do texto e os problemas com fontes acontecem.

Se você converte as fontes do seu arquivo em curvas, o texto deixa de ser editável. Ele é transformado em uma imagem vetor e não necessita de arquivos de fontes para abrir corretamente em outras máquinas.

Para converter as fontes em curvas no Corel Draw:

1 – Selecione todas as fontes, clique com o botão direito e selecione a opção converter fontes em curvas, ou utilize a tecla de atalho Ctrl + Q.

2 – Para verificar se todas as fontes do seu arquivo foram convertidas, vá em Menu Arquivo > Propriedades do documento e verifique o campo estatística de texto. Se ele não apresentar nenhum objeto de texto, é porque todas as fontes foram convertidas.

Para converter as fontes no Illustrator:

1 – Selecione todas as fontes, clique com o botão direito na opção criar contornos, ou utilize as teclas de atalho Ctrl + Shift + O.


corel 1 mini

2 – Para verificar se todas as fontes do seu arquivo foram convertidas, vá em Menu Arquivo > Propriedades do documento.

corel 2 mini

3 – Verifique o campo estatística de texto. Se ele não apresentar nenhum objeto de texto, é porque todas as fontes foram convertidas.

corel 3 mini

 

Para converter as fontes no Illustrator:

1 – Selecione todas as fontes, clique com o botão direito na opção criar contornos, ou utilize as teclas de atalho Ctrl + Shift + O.

ai 1 mini

 

2 – Para verificar se todas as fontes do seu arquivo foram convertidas em curva, vá em Janelas > informações do documento.

ai 2 mini

3 – Clique no menu ao lado direito superior da janela e escolha a opção fontes.

ai 3 mini

4 – Verifique o campo fontes, ele deve estar com a opção “nenhum”.

ai 4 mini

 

Por esse motivo é importante converter as fontes em curvas. Assim sua arte poderá ser aberta em qualquer computador sem problemas.

Fique atento! Antes de converter as fontes, crie um backup do arquivo com as fontes editáveis. Lembre-se que, após converter suas fontes em curvas, seu texto não poderá ser editado.

Dica! Confira os 10 sites de fontes mais bacanas da World Wide Web.

1 - www.dafont.com

2 - www.deviantart.com

3 – www.fontsquirrel.com

4 – www.fonts2u.com 

5 - www.1001fonts.com

6 - www.actionfonts.com

7 - www.fontspace.com

8 - www.urbanfonts.com

9 - www.netfontes.com.br

10 - www.1001freefonts.com

Uma resposta em “Porque você deve converter as fontes em curvas

  1. Leandro disse:

    Muito importante converter as fontes em curva, um dos passos para fechamento de arquivos (cartões, panfletos, etc)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>