Mandamentos da Arte

1

RESPEITE SEMPRE A MARGEM DE SEGURANÇA INTERNA.

 

  • Cartões – Margem de 3 mm;
  • Panfletos – Margem de 5 mm;
  • Imã Quadrado – Margem 4,5 mm.
  • Imã com Acabamento de corte especial, Margem da faca 1,5 mm e Margem de 3 mm
  • interno a partir do desenho da faca. Para que não tenha problemas com o corte.

Não utilize margens de bordas e fios de contorno na arte de qualquer material, a margem não terá o mesmo tamanho, ou não irá aparecer.


2

RESPEITE SEMPRE A POSIÇÃO DO BATENTE PARA FRENTE E VERSO.

 

  • (Cabeça com cabeça) Para seu serviço não ficar com o verso de cabeça para baixo. SIGA ATENCIOSAMENTE O GABARITO DISPONÍVEL NO SITE, PARA CADA SERVIÇO SIGA A SUA POSIÇÃO CORRETAMENTE. Caso a posição do batente não esteja de acordo com o gabarito (orientação da página incorreta) ou material possua a base diferente do gabarito, poderá ser girado automaticamente conforme sugerido (cabeça com cabeça) ex. 51×91 mm (giro de 90º), 91×51 mm.

3

CONVERTA SUA FONTES EM CURVAS.

 

  • Para que a fonte (letras) de seu serviço não sofra alteração.

4

NÃO USE PRETO COMPOSTO EM FONTES, USE SOMENTE PRETO 100%.

 

  • Para que não tenha variação na impressão das fontes (letras) e não ocorra decalque.
    A Zap Gráfica não se responsabiliza por materiais que entrarem em produção com fonte composta (C:100%, M:100%, Y:100%, K:100%).

5

NÃO USE CHAPADO COMPOSTO (C:100%, M:100%, Y:100%, K:100%).

 

  • O fundo composto pode causar manchas ou decalque no material. Não nos responsabilizamos caso venha a ser produzido com preto composto. Se necessário utilize C: 25%, M: 25%, Y: 0, K:100% para calçar o material.

6

NÃO USE LETRAS MUITO PEQUENAS (EX.: INFERIOR A CORPO 6).

 

  • Para não causar entupimento de tinta nas fontes (letras).
  • Nunca use fontes pequenas vazadas em fundo composto.

7

NÃO PROMETA COR IDÊNTICA PARA SEU CLIENTE.

 

  • Além da diferença de calibragem entre os monitores do computador, seu serviço é rodado em grade cooperada com outros trabalhos e não sairá igual, existe uma variação de 10% para mais ou para menos nas cores. Esta variação poderá ocorrer no mesmo lote de produção.

8

NÃO ACEITAMOS AMOSTRA DE COR.

 

  • A Zap Gráfica não aceita amostra de cor, devido ao curto prazo de produção.

9

SEMPRE CONVERTA EM CMYK PREENCHIMENTOS E IMAGENS.

 

  • Os preenchimentos e imagens devem ser agrupados, convertidos em um único bitmap CMYK 300 dpi antes de gerar o PDF. A cor pode variar ou não ser impressa, se o PDF for gerado com imagens, dêgrades, efeitos e preenchimentos em RGB ou PANTONE.

10

SEMPRE ENVIE UMA BONECA DO ACABAMENTO.

 

  • Cada um pode enxergar seu trabalho por um ponto de vista, envie as informações de acabamento da forma mais clara possível, anexado na última página do PDF. E anexando também um arquivo em *.JPG ( em cores de RGB e tamanho do arquivo em 50Kb. ) no site, indicando os acabamentos pela frente do material.

11

ENVIO DE ARQUIVO.

 

  • NUNCA, MAS NUNCA, ENVIE SEU ARQUIVO VÁRIAS VEZES OU EM VÁRIOS EMAILS. Porque seu serviço poderá ser impresso duas vezes e você terá de pagar duplicidade de impressão. Aguarde a confirmação de recebimento ou acesse o site, para obter maiores informações de sua compra.

12

RESPEITE O MODELO DE PDF USADO PELA GRÁFICA: PDF/X-1A.

 

  • O nosso sistema de CTP utiliza este formato de PDF, outros formatos podem ser incompatíveis, resultando em problemas no seu arquivo, Zap Gráfica não se responsabiliza por defeitos ocorridos por PDF fora do padrão.

13

EFEITOS DO COREL, NORMALMENTE, CAUSAM PROBLEMAS.

 

  • Sombras, lentes, contornos e degradês, devem ser separados (CTRL+K) e converta-os em único bitmap junto com o fundo da arte (bitmap CMYK | 300 dpi | fundo transparente).

14

VERSO EM TONS DE CINZA.

 

  • Lembre-se, envie o verso dos serviços 4×1 em tons de cinza (Verso em RGB / CMYK poderão ser convertidos para tons de cinza automaticamente ou não serem impressos da forma desejada). Não use verso chapado de preto 100%, para não causar manchas ou decalque no material, não seguindo estas especificações, o verso ou a frente do material apresentará problemas.

15

SERVIÇOS DE TAMANHO MENOR DO QUE O PADRÃO DA ZAP.

 

  • Quando seu serviço for menor que o tamanho padrão, siga o gabarito que se encontra no site da Zap Gráfica, deixando no arquivo a marcação do corte somente na primeira página. Somente para este caso.

16

INFORMAÇÕES DE CADASTRO E DADOS DOS SERVIÇOS.

 

  • Ao fazer sua compra pelo site, é muito importante colocar em nome do arquivo, o nome do material que está sendo enviado ex.: Cartão Padaria, Panfleto Automóveis, banner 15 anos…

17

ENVIE SOMENTE UMA ARTE POR PDF.

 

  • Se você tem mais de um serviço, ou uma mesma arte com vários nomes gere um PDF para cada nome, ou seja, haverá um arquivo para cada serviço. Esta é uma exigência do nosso software de CTP que realiza a montagem automática das grades.

18

ARTES PARA VERNIZ SEMPRE DEVEM CONTER 04 PÁGINAS.

 

  • Devido ao nosso processo de montagem automática, as artes para verniz localizado devem conter sempre 04 páginas, mesmo que seja em branco. O cartão com Laminação SEM Verniz Local caso não possua quantidade correta (4 páginas) poderá ser ajustado automaticamente conforme sequência sugerida. Exemplo Cartão de Verniz Local e Cartão somente com Laminação Fosca:

Página 01 – Frente do Cartão / Página 02 – Verniz da Frente ou Página em branco (caso não tenha Verniz).

Página 03 – Verso do Cartão / Página 04 – Verniz do Verso ou Página em branco (caso não tenha Verniz).

Atenção: A Zap Gráfica não garante serviços que contiver;

  • Aplicação de verniz em fontes menores que corpo 6;
  • Fios de contorno com espessura menor 0.3 milímetros (inclusive fio mínino);
  • E aplicação de verniz em áreas onde haverá corte reto ou especial.

19

A ZAP GRÁFICA NÃO CANCELA SERVIÇOS ENVIADOS.

 

  • Devido ao nosso curto prazo de produção, não cancelamos arquivos enviados, por isso, certifique-se de que seu trabalho está correto antes de enviar para a Zap Gráfica. Está é uma exigência do nosso software de CTP que realiza a montagem automática das grades. Os materiais liberado do status de REFUGO pelo cliente, não são de responsabilidade da Zap Gráfica (FIQUE ATENTO AS CORREÇÕES PEDIDAS!).

20

CARTÃO COUCHÊ SEM VERNIZ.

 

  • Devido a não proteção de verniz na camada impressa, cartões com cores chapadas, preto 100% ou até mesmo
    100% / 25% / 25% e com imagens contendo cores compostas, podem decalcar na impressão/corte, não sendo cobertos pela garantia, evite-os.

21

SERVIÇO COM CORTE DE FACA.

 

  • O arquivo deverá conter o desenho da faca na última página do PDF. A faca deve estar dentro da medida de margem que orientamos (Exemplo – 91×51 – Desenho da Faca – 88x48mm). A margem de segurança 3 mm, será contada a partir do desenho da faca. Importante: faça a arte até a medida final do material, o tamanho final do material já é a sangria, não coloque do mesmo tamanho da faca, poderá ocorrer filete branco no material. Sempre envie a arte e a faca centralizada em relação a pagina. O material é cortado sempre pela frente, fique atento a batida do verso do material. Acompanhe pelo gabarito disponível no site: www.zapgrafica.com.br.

22

FORMATOS DE FACA.

 

  • Não envie formatos de faca complexos, com curvas acentuadas ou formas vazadas, este tipo de faca pode causar dano ao material. O desenho da faca deve ser simplificado para melhor confecção e resultado final do produto.
  • Para as compras de postais com faca especial será permitido o agrupamento de facas dentro da medida comprada, sendo de mesmo formato / desenho, proporcional aos espaços ocupados (ex. 91x153mm = 3 espaços permitindo até 3 facas iguais).
  • Para cada cartão com faca especial, é permitido no máximo 2 furos e 2 facas, o que exceder ao permitido deverá ser solicitado análise e lançamento via e-mail.

A Zap Gráfica se reserva no direito de não produzir desenhos complexos.

23

GABARITO

 

  • É muito importante que sempre utilize os gabaritos para montar sua arte e em seguida apague todos os objetos que não fazem parte do seu arquivo incluindo o gabarito. LEIA ATENTAMENTE AS RECOMENDAÇÕES DO GABARITO

 

“COMO NOSSO SISTEMA DE PRODUÇÃO É AUTOMATIZADO O REFUGO PODE OU NÃO ACONTECER, POR ISSO SIGA OS PROCEDIMENTOS ACIMA PARA QUE SEU MATERIAL ENTRE EM PRODUÇÃO CORRETAMENTE”